expresso preta

performatividade preta cênica

expresso preta

Em 2017, cria a perfomance “Expresso Preta- Espreitar raízes para não enlouquecer.” uma deambulação com o vestido deito de  papel de pipa chamado “La “Gueérisseuse” (a curandeira) se reapropriando do espaço publico através da Cor/pa da mulher negra, visibilizando os espaços de controle e dominação da mulher negra psiquiatrizada – se a opressão foi internalizada existe um “quartel”  general no exterior, responsável por colocar o “tira na sua cabeça” ou “le policier dans la tête”. Deambulou pelas ruas da cidade de Amiens/ norte da França, participou do Festival Le Femmes dans la place, sobre o Tema Loucura, feminismo e Artes cênicas – 8 de março de 2018, junto com a associação La Briqueterie e Mic Mac compostas artistas, músicos, animadores sociais, técnicos de espetáculos, aposentados, artistas plásticos, escultores, e outros que intervem em diferente associações e companhias, de foma voluntaria ou profissional. Realizou uma residência Artística na Associação l’un et l’autre/ Amiens , junto com mulheres imigrantes , vitimas de violência.

Les Guérisseuses

Entre les rêves et la réalité,

Entre l’hallucination et la lucidité,

Entre l’intelligence et la stupidité,

Ils ont contraint mon corps,

Ils ont anesthésié mon esprit,

Ils ont annihilé mon plaisir.

Femme hors norme,

Invisible et condamnée,

J’ai senti mon corps trembler,

J’ai senti mon âme vibrer.

La camisole chimique ne m’a pas rendue muette !

J’ai dis NON pour sauver mon intégrité.

Ma révolte m’a guidée.

A ouvert la porte à ma folie

Qui aujourd’hui me fait guérisseuse.

NON, être une femme hors des codes n’est pas une pathologie !

 

Poétesses Cláudia Simone

Traduction Thérèse Taty

Escrevivência Preta Cênica é narrar-se em cena, corporalmente, sem sair de si, colhendo vidas – personagens, histórias do entorno.

performatividade preta cênica

GALERIA

FOTOS - Bastien Viltart

Escrevivência Preta Cênica é narrar-se em cena, corporalmente, sem sair de si, colhendo vidas – personagens, histórias do entorno.